EDUCOGENTE – Roteiro 1 -CIÊNCIAS - 8º ANO
MICRORGANISMOS
Habilidades
• Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
• Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando-o
a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
• Associar os micro-organismos às situações cotidianas como produção de iogurte, vacina,
Para estudar os micro-organismos você precisa saber como é o corpo desses seres, quais as
principais características, como respiram, sua nutrição, reprodução, importância ambiental
doenças causadas por eles, iogurte, vacinas, soros e antibióticos. Essas são as palavras-
Você pode procurar no livro didático do 7º ano, nos capítulos 7 Bactérias - pag 80 ,
8 Protozoários – pag 90 e 9 Fungos – pag 104.
Se você responder as atividades propostas nos capítulos que começam nas páginas 88, 103 e
111 respectivamente, você será capaz de responder a seguinte pergunta-desafio:
Se por um acaso você não estiver com o livro didático, você pode ir para a Educopédia para
o 7ºano 2º e 3º bimestres nas aulas 9, 10, 11, 12, 13, 14,15,16 e 17.
Você vai encontrar esse assunto na sua apostila da página 3 até a 8.
Se mesmo assim você não conseguiu todas as definições necessárias, vá ao Google escreva
as palavras-chave que você não encontrou e procure nos links da Wikipédia, do Guia do
estudante ou no Brasil escola.
Agora que você já sabe tudo, responda a pergunta-desafio:
Qual é a importância dos decompositores para a vida no nosso planeta?
Agora que você já sabe tudo escreva no seu caderno uma redação sobre como seria o
mundo se não existissem os decompositores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário