quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EDUCOGENTE – Roteiro 1 -CIÊNCIAS - 8º ANO


EDUCOGENTE – Roteiro 1 -CIÊNCIAS - 8º ANO
Professores de Ciências: Flavia Martins e Ivonilton Fonseca

Os micro-organismos



-Habilidades:

  • Identificar bactérias, protozoários e fungos, segundo as suas características e atividades.
  • Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de fungos e bactérias, correlacionando-o a eventos práticos, como apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
  • Associar os micro-organismos às situações cotidianas como produção de iogurte, vacina, antibiótico.

-Se liga:

  • Para estudar os micro-organismos você precisa saber como é o corpo desses seres, quais as principais características, como respiram, sua nutrição, reprodução, importância ambiental doenças causadas por eles, iogurte, vacinas, soros e antibióticos.

-Onde encontrar:

  • Você pode procurar no livro didático do 7º ano, nos capítulos 7 Bactérias - pag 80 , 8 Protozoários – pag 90 e 9 Fungos – pag 104.
  • Se você responder as atividades propostas nos capítulos que começam nas páginas 88, 103 e 111 respectivamente.  
  • Se por um acaso você não estiver com o livro didático, você pode ir para a Educopédia para o 7ºano 2º e 3º bimestres nas aulas 9, 10, 11, 12, 13, 14,15,16 e 17.
  • Se mesmo assim você não conseguiu todas as definições necessárias, vá ao Google escreva as palavras-chave que você não encontrou e procure nos links da Wikipédia, do Guia do estudante ou no Brasil escola.
  • Se por um acaso, mesmo assim, não conseguiu todas as definições, vá ao Google, procure as palavras-chave nos links da WikipédiaGuia do estudante ou Brasil-escola.


Leia o texto com atenção:

A descoberta da penicilina
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima em Imunologia



Alexandre Fleming: o pesquisador que descobriu o poder dos fungos do gênero Penicillium.

A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas deStaphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida.
Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”.
Tal achado, comprovadamente inofensível para as células animais, foi isolado, concentrado e purificado em laboratório alguns anos depois, por Howard Florey e Ernst Chain. Na época da Segunda Guerra Mundial, esta substância foi produzida em larga escala, por fermentação, salvando milhares de vidas.
A penicilina tornou-se disponível para a população civil na década de 40: mesma época em que os três pesquisadores ganharam o prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas, estas capazes de impedir a morte e complicações de doenças como pneumonia, sífilis, difteria, meningite, bronquite, dentre outras.
Atualmente a penicilina é utilizada de forma menos frequente em razão de seu uso indiscriminado – causando a seleção das bactérias e consequentemente, ao longo do tempo, resistência a este antibiótico. Assim, hoje a Amoxicilina é o antibiótico mais amplamente utilizado no tratamento de doenças bacterianas.


Responda:
1- Como Fleming fez a descoberta?
2- ´Para que servem os antibióticos?
3- Qual foi a importância da descoberta da penicilina para a humanidade?





1- Qual a importância dos lactobacilos para o nosso corpo?
2- Qual a importância dos decompositores para a vida no nosso planeta?
3- Qual é o microrganismo responsável pela produção de bebidas, queijos, pães e bolos?
4- Por que os vírus não são considerados seres vivos?
5- Cite duas doenças causadas por bactérias, duas por protozoários e duas por fungos.




Agora que você já sabe tudo escreva no seu caderno uma redação sobre como seria o mundo se não existissem os decompositores.


Links importantes para sua navegação e pesquisas orientadas:
EDUCOGENTE ANDRE URANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário