quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EDUCOGENTE – CIÊNCIAS – ROTEIRO 1 – 9º ANO

EDUCOGENTE – Ciências Físicas e Biológicas - Roteiro 1 – 7º ano
Professores de Ciências: Flavia Martins e Ivonilton Fonseca

Estudo da Ecologia.

-Habilidades:
  • Diferenciar os níveis tróficos segundo a maneira como os seres vivos obtêm a energia necessária para a sua sobrevivência.
  • Identificar fatores abióticos como quantidade de água, tipo de solo, intensidade de luminosidade solar e clima como fundamentais para a biodiversidade dos biomas terrestres.
  • Identificar os consumidores segundo o hábito alimentar que desenvolveram ao longo da evolução, a partir de sua adaptação à oferta de alimentos disponíveis em seus ambientes.
-Se liga:
  • Para estudar a ecologia você tem que saber algumas coisas como:
O que é ecologia, espécie, população, comunidade, habitat, nicho ecológico, fatores bióticos e abióticos, ecossistema e biosfera, cadeia alimentar, teia alimentar, fotossíntese, produtores, consumidores, decompositores, respiração celular. Essas são as palavras-chave.
  • Onde encontrar essas informações?
No livro didático do 6º ano, o capítulo 1 e 2 falam sobre esse assunto, entre as páginas 12 e 34.
Se você fizer as atividade dos capítulos em questão, que podem ser encontrados a partir página 18, do capítulo 1 e a partir da página 32 do capítulo 2. 
  • Além disso, pode fazer as questões da Educopédia, 6º ano, 4º bimestre, aulas 27 Ecologia, 28 Seres autotróficos e heterotróficos e 29 De onde vem a energia que nos sustenta.
  • Se você ler com atenção e responder as questões propostas vai aprender essa matéria.
  • Na apostila  você vai encontrar esse assunto da página 21 até a 27.
  • Se mesmo assim você não encontrou todas as definições, pode ir ao Google e buscar informações adicionais nos sites como os da Wikipédia, o Guia do estudante ou o Brasil Escola. Se preferir pode ainda assistir uma vídeo aula. 




Agora que você já estudou tudo, pode responder a pergunta-desafio:

Qual a sua posição na cadeia alimentar? Qual é o seu nível trófico?


Agora que você já sabe tudo, escreva por que as plantas são tão importantes para a vida no nosso planeta.



Observe o exemplo abaixo:
Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia. Nela os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários, etc.) e os decompositores.

Uma cadeia alimentar é um diagrama que ilustra os relacionamentos alimentares entre vegetais e animais em uma determinada área. Basicamente descreve quem come quem. É através dessa cadeia que a matéria orgânica e a energia são transportadas entre os diferentes níveis tróficos.

A cadeia alimentar marinha, assim como a terrestre, tem início com os organismos autótrofos, que através da fotossíntese (ou em menor escala da quimiossíntese) transformam a matéria inorgânica (nutrientes e CO2) em tecidos orgânicos vivos, fixando assim a energia provinda do sol, através da reação a seguir:

6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2

No caso do ambiente marinho pelágico (coluna de água) esses organismos autótrofos são as microalgas, formadores do fitoplâncton. A partir do consumo dessas microalgas, os consumidores primários (zooplâncton) disponibilizam essa matéria orgânica para os níveis mais altos da cadeia. Peixes filtradores, tais como a sardinha e o arenque, por exemplo, alimentam-se do zooplâncton, fazendo o papel de consumidores secundários e são predados por peixes maiores, como atuns, que servirão de alimento para os animais do topo da cadeia como tubarões e baleias .

É importante lembrar que todos os organismos consomem energia para sustentarem os processos bioquímicos de seus corpos, se reproduzirem, locomoverem e realizarem excreção. Sendo assim, parte da energia fixada pelo fitoplâncton é perdida a cada nível trófico e a quantidade de níveis tróficos de uma cadeia alimentar é limitada. Além disso, todos esses organismos excretam, produzem fezes e muitas vezes morrem antes de serem consumidos. Essas fezes e organismos mortos são decompostos pelas bactérias que transformam a matéria orgânica novamente em matéria inorgânica (nutrientes), que será novamente utilizada para a produção primária, fechando assim o ciclo.
http://descobrindoomar.wordpress.com/2010/05/27/a-cadeia-alimentar-marinha/


A importância dos manguezais para o nosso planeta



Garça Tricolor (Egretta tricolor) caminhando pelo manguezal em busca de pequenos invertebrados. CC

Os mangues são a espinha dorsal das costas dos oceanos tropicais, são muito mais importantes para a biosfera do oceano global do que anteriormente previsto. E, embora essa mata de mau-cheiro lamacento não tenha o encantamento de florestas tropicais ou recifes de corais, uma equipe de pesquisadores observou que a linha costeira de plantas lenhosas fornecem mais de 10 por cento do carbono orgânico dissolvido fornecido ao oceano a partir da terra.
As árvores de manguezal, cujas raízes pneumatóforas protegem as zonas úmidas costeiras contra o oceano, formam um importante habitat, berçário para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, aves e insetos. Cobrem menos de 0,1 por cento da superfície terrestre global, e mesmo assim são responsáveis por um décimo do carbono orgânico dissolvido (COD) que flui da terra para o mar. Instituições alemãs de pesquisas, analisaram a saída de carbono a partir de uma floresta de manguezal no Brasil e sugerem que a sua vegetação é uma das principais fontes de matéria orgânica dissolvida no oceano.

Catador de caranguejo no Pará. CC

Os pesquisadores observam que a matéria orgânica que é dissolvida nos oceanos do mundo contém uma quantidade semelhante de carbono que é armazenada nos céus como o dióxido de carbono atmosférico, um importante gás de efeito estufa. A matéria orgânica dissolvida é um ator importante no ciclo global do carbono atmosférico que regula o dióxido de carbono e o clima.
Para entender os ciclos biogeoquímicos globais, é fundamental quantificar as fontes de carbono orgânico dissolvido nos ambientes marinhos e os manguezais mostram que desempenham um inesperado papel no ciclo global do carbono.
O sistema de raízes dos manguezais retém a folhagem úmida, rica em carbono absorvido da atmosfera e o fixa no sedimento superficial, onde a matéria orgânica dissolvida é lixiviada em grandes quantidades nas águas costeiras. A ascensão e queda diária das marés escoa o carbono dissolvido para o oceano aberto (como uma saco de chá mergulhado em uma xícara). Já no oceano, no entanto, o intenso sol tropical destrói alguns dos pontos mais delicados das moléculas de carbono orgânico dissolvido. Entretanto, mais da metade da matéria orgânica dissolvida sobrevive ao ataque da luz solar e de bactérias.
Os pesquisadores alemães mediram as substâncias químicas em amostras de água de um manguezal no norte do Brasil, utilizando isótopos naturais de carbono e espectroscopia de ressonância nuclear magnética, uma técnica comum estabelecida para determinar estruturas de compostos orgânicos, e determinaram que manguezais são, efetivamente, a principal fonte de carbono orgânico dissolvido no oceano aberto. No total, eles concluíram que o carbono exportado do mangue é de aproximadamente 2,2 trilhão de moles de carbono por ano, quase o triplo do montante estimado a partir de estimativas anteriores de menor envergadura sobre carbono liberado para o oceano.
A folhagem de manguezal, no entanto, diminuiu pela metade ao longo das últimas décadas devido ao crescente desenvolvimento costeiro e danos ao seu habitat. Como o habitat mudou, cada vez menores quantidades de detritos provenientes de manguezais estão disponíveis para a formação e a exportação de matéria orgânica dissolvida para o oceano. Os pesquisadores especulam que o rápido declínio dos mangues ameace o delicado equilíbrio e podem, eventualmente, desativar o importante elo de ligação entre a terra e o oceano, com potenciais consequências para a composição atmosférica e do clima terrestre.

Por William Rodriguez Schepis
Referências: ScienceDailyhttp://www.institutoecofaxina.org.br/2008/10/importancia-dos-manguezais-para-o-nosso.html

Se você leu os textos acima com atenção pode responder a seguinte pergunta:
Qual a importância dos manguezais para a vida nos oceanos?

E para a vida na floresta?
 

Faça uma redação respondendo:
Como a vida nos oceanos influencia nossa a vida ?
 

Com os links abaixo você pode entrar na apostila digital e na educopédia, basta clicar.



http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=2696665
http://www.educopedia.com.br/

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